Pnukee este site
(adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({ google_ad_client: "ca-pub-3356852148725437", enable_page_level_ads: true }); Jeitinho Chiic: Síndrome dos Ovários policísticos

04/08/2016

Síndrome dos Ovários policísticos

|


Sindrome dos ovarios policisticos

Olá pessoal! hoje venho falar sobre a SOP (Síndrome dos ovários policísticos), o qual segundo dados a SOP afeta 20% das mulheres em fase reprodutiva e dentro desta porcentagem eu me encaixo também!.

Para quem não sabe do que se trata: A SOP, abreviação usada para a Síndrome dos Ovários Policísticos, é um distúrbio que interfere no processo normal de ovulação em virtude de desequilíbrio hormonal que leva à formação de cistos. O aparecimento de cistos durante o processo de ovulação faz parte do funcionamento dos ovários, mas eles desaparecem a cada ciclo menstrual. Em portadoras da Síndrome de Ovários Policísticos (SOP), esses cistos permanecem e modificam a estrutura ovariana, tornando o órgão até três vezes mais largo do que o tamanho normal. A disfunção pode levar à secreção de hormônios masculinos (androgênios) em excesso. A portadora da síndrome ovula com menor freqüência e tem ciclos, em geral, irregulares. 

Origem: Os fatores que levam ao desenvolvimento da SOP não são totalmente conhecidos, mas ela tem origem genética, em parte, pois irmãs ou filhas de uma mulher portadora do distúrbio tem 50% de chance de desenvolvê-la. Tudo indica que sua origem está associada com a produção da insulina em excesso pelo organismo. O aumento da quantidade dessa substância no sangue (a hiperinsulinemia) provocaria o desequilíbrio hormonal.

Sintomas e Sinais: Ciclos irregulares, menor frequência de ovulação e dificuldade para engravidar podem ser características comuns da síndrome dos ovários policísticos. O distúrbio ainda favorece o desenvolvimento de doenças cardiovasculares, do diabetes tipo 2 e obesidade. Quando há excesso de hormônios masculinos, os sinais observados são:
  • Crescimento anormal de pelos nas regiões do baixo ventre, seios, queixo e buço;
  • Aumento da oleosidade da pele e aparecimento de espinhas e cravos;
  • Queda de cabelos;
  • Aumento do peso;
  • Manchas na pele, principalmente nas axilas e atrás do pescoço;

Os dados a cima podem ser vistos AQUI.  

Um breve histórico da minha vida com SOP

Bom, desde a minha primeira menstruação, nunca tive ciclos regulares, ficando anos sem ter menstruação, claro que isso me incomodava mas não fazia ideia do que seria, aos 20 anos com uma visita ao ginecologista foi encontrado alguns cistos nos ovários, onde o Dr. me indicou tomar o Diane-35 e se a menstruação voltasse ao normal estaria tudo resolvido. OK, Depois de alguns anos tudo de novo, sem falar que  sempre tive uns quilinhos a mais! foi então que fiz novamente outro exame com 23 anos e ai fui diagnosticada com SOP, onde o médico disse que essa síndrome não tem cura mas tem controle, até então tudo bem, fui receitada com outro anticoncepcional o ELANI-28 e Metformina XR, e ai tudo melhorou, a pele diminuiu a oleosidade, as espinhas reduziram de forma significativa, e perdi alguns quilinhos, porém, tenho fortes enxaquecas e quando a cartela do anticoncepcional está no fim, tenho fortes dores nas pernas e a enxaqueca por vezes é insuportável, hoje ja faz um ano que tomo estes medicamentos.

Minhas recentes descobertas: 

Depois de ler vários problemas causados pelo uso do anticoncepcional nas redes sociais, como avc's e trombroses em mulheres na mesma faixa etária que a minha, fiquei assustada pois todas relataram passar por varias crises de enxaquecas, ou seja os mesmo sintomas que eu, então me perguntava se seria possivel tratar a SOP sem o uso de anticoncepcional, segundo o meu médico esta seria a unica solução, porém venho descobrindo estudos interessantes sobre a SOP e a Dieta Low Carb, graças a este post e este do blog do Dr. Souto onde este explica direitinho o que acontece com mulheres que tem a SOP.

Enfim, ainda irei consultar com meu médico novamente, mas a partir de hoje estarei postando mais sobre a dieta Low Carb a qual vou começar a seguir para ver quais serão os beneficios que podem me trazer, e gostaria que vocês acompanhassem aqui comigo! 

Deixo aberto para quem se identificar com o problema deixe seu comentário, pois é a partir da troca de ideias e de histórias e postagens como essas que  podem nos ajudar! 

Bjos até a próxima e foco no Low Carb.!
  

Nenhum comentário:

Postar um comentário