Pnukee este site
(adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({ google_ad_client: "ca-pub-3356852148725437", enable_page_level_ads: true }); Jeitinho Chiic: Esclarecendo Duvidas sobre o Kefir de Leite!

05/02/2017

Esclarecendo Duvidas sobre o Kefir de Leite!

|

Quando descobri o Kefir, procurei ler bastante e pesquisar muito sobre os cuidados, li muito sobre os cuidados para evitar contaminação, esse era meu grande medo, matar meus grãos de Kefir, mas desde que os tenho, nunca tive nenhum problema com contaminação!.
Assim como eu, quando iniciei nessa vida de Kefir, percebo que muitas pessoas tem duvidas sobre quantas horas de fermentação?, é normal quando o leite separa o soro? o que é iogurte de Kefir?, o que é o Iogurte Grego de Kefir?, como dessorar o Iogurte de Kefir?, o que fazer com o Soro?.

Ok, então a ideia aqui é responder algumas duvidas que surgem quando estamos começando.

Quantas horas preciso deixar fermentando os grãos no leite?
R: O minimo recomendado são 12 horas de fermentação, mas já li que pode deixar ate 36 horas, porém, quanto mais tempo, mais fermentado, e mais ÁCIDO seu Kefir, então eu deixo sempre 24 horas, pois para mim é um tempo que consigo ajustar no meu dia-a-dia, e não fica tão ácido ao meu paladar. Outra questão é que, os grãos de Kefir se alimentam da LACTOSE do leite (que nada mais é o açúcar do leite), e muitas pessoas intolerantes a lactose procuram consumir o Kefir de leite por esse motivo, então, para essas pessoas é importante fazer testes e observar, pois quanto MAIS TEMPO de fermentação MENOR a quantidade de lactose presente no seu Kefir!
*em regiões mais quentes, os grãos fermentam mais rápido, existem pessoas que intercalam a fermentação deixando 12 horas na geladeira e 12 fora, mas isso você precisa observar, e porque por na geladeira? porque em ambiente frio os grãos demoram mais para fermentar.

É normal quando o leite separa o soro?
R: Siiim! é normal, ainda mais em dias quentes, ou em cidades quentes, a fermentação ocorre mais rápida, então tem dias que vai soltar o soro rápido e tem dias que não, e as vezes não é na primeira fermentação que já vai criar soro, pois os grãos passam por um processo de adaptação.

O que é iogurte de Kefir?
R: Quando seu leite de kefir atingiu as horas de fermentação e você o peneira para separar os grãos, ai então você tem o Iogurte de Kefir, pronto para consumo!.

O que é o Iogurte Grego de Kefir?
R: O Iogurte Grego é quando você coloca o seu Iogurte de Kefir, para dessorar.

Como dessorar o Iogurte de Kefir?
R: Para dessorar o seu Iogurte, você precisa de um filtro de papel e um coador de café, ou um coador de pano, e ai coloque o seu iogurte para dessorar, coloque um recipiente comprido para que o soro não entre em contato com o seu filtro, deixe dessorando na geladeira, você pode deixar por 12 horas dentro da geladeira dessorando ou até 24 horas, quanto mais tempo, mais consistente seu Grego!
                                             Como dessorar Kefir

O que fazer com o Soro?
R: Depois que você fizer o seu Grego, você terá o soro, esse soro você pode fazer Yakult, Hidratar os cabelos, Bater o soro com frutas e fazer sucos, substituindo a água, na internet existem varias receitas. O soro também é rico em nutrientes e é considerado um Whey Protein Puro!

Qual o cheiro do leite de Kefir?
R: O cheiro característico do leite de kefir quando esta pronto é, um cheiro parecido com fermento de pão, e o gosto chega a ser levemente azedinho, variando com o tempo de fermentação!

Como saber se meus grãos foram contaminados?
R: Se contaminados, o leite terá cheiro forte de podre mesmo, e podendo variar na coloração meio rosada!

É isso ai, se você ainda ficou com alguma duvida, deixe seu recado! sera um prazer poder ajudar!


12 comentários:

  1. O coador de pano pode ser uma fralda ou uma flanelinha Branca fininha e o que fica no coador a gente consome ou pie de Novi dentro do leite, Íris
    Muito obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Iris! eu nunca testei com esses tecidos mas acredito que da certo, esse processo de dessorar o Iogurte de kefir (que é o leite de kefir que vc deixou fermentando) sera para você fazer o Iogurte Grego, que é um iogurte mais consistente esse processo de dessorar vc deixa dessorando dentro da geladeira pode deixar de um dia para o outro, ou por 12 horas que ele ja tera consistência boa, e esta pronto para consumir! Espero ter ajudado!

      Excluir
  2. Minha filha tem alergia a proteína do leite(caseína),me tire uma dúvida, qual o Kefir que ela pode usar como iogurte?Tenho o de leite!!

    ResponderExcluir
  3. Minha filha tem alergia a proteína do leite (caseína)qual o tipo de Kefir ela pode tomar como iogurte, pois tenho Kefir de leite em casa! Desejo que tire a minha dúvida!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Mirty! acredito que o Iogurte de Kefir tera menor presença tanto de Lactose quanto de Caseina, porém especificamente sobre a Caseina eu não li muito para poder te ajudar, e também não sou habilitada para falar com total segurança o que pode e não pode, acredito que você tera de procurar um médico para lhe tirar essa duvida melhor, caso ela tenha reações alérgicas com o Iogurte do Kefir de leite, você pode tentar consiguir uma doação do Kefir de agua que também contem os nutrientes e beneficios do Kefir de leite! Obrigada, e desculpe não poder lhe ajudar muito!

      Excluir
  4. Pode ser usado no kafir leite de vaca direto da Fazenda? ?obrigado luciene

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! pode sim, o Leite da fazenda é o melhor ainda! pois não passa por processos de aditivos que os leites de caixas passam!.
      Para usar o leite da fazenda primeiro ferve o leite e depois que esfriar ou atingir temperatura ambiente pode adicionar os grãos de Kefir!

      Excluir
  5. Boa noite , meu Kefir esta rosado mais o cheiro e a textura dele esta normal . sera que ele estragou ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Elizette! se a coloração for em alguns grãos apenas aconselho você a retira-los por garantia, mas se eles apenas estão com a cor um pouco diferente e não tem presença de bolor e mau cheiro acredito que não estão estragados, e também vai de você identificar se realizou algum processo que pode ter contaminado os grãos!

      Excluir
  6. Nosso site tem um cadastro de doadores de Probióticos (Kefir), além de Viili, Iogurte Cáspio (Caspian Sea Yogurt - CSY), Filmjölk, Bulgaricus, Amasi, Skyr, Kombuchá e Jun. Acesse o site, encontre o seu Estado e entre em contato com o doador mais próximo de você. http://www.probioticosbrasil.com.br/?

    ResponderExcluir
  7. Olá, sou nova no kefir de leite e tenho 1 dúvida: eu fiz iogurte, até aí tudo bem. Agora qero fazer o grego, mas para o grego eu dessoro certo?, mas aí o grego eu consumo com os meus grãos do kefir q uso para fermentar? Como retiro do grego os meus grãos?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Marcia! primeiro quando vc for retirar o seu leite de kefir que vc deixou fermentando com os grãos, você ira coar os grãos, com auxilio de uma peneira, então você tera o iogurte de kefir e os grãos na peneira, esses grãos você ja pode retornar em um novo leite pra iniciar o processo novamente, para fazer o grego, você ira dessorar na geladeira esse iogurte de kefir que você obteve ja sem os grãos, então vc nao ira consumir os grãos!
      segue alguns links que podem te ajudar
      http://jeitinhochiic.blogspot.com.br/2017/02/como-cuidar-do-kefir-de-leite.html

      http://jeitinhochiic.blogspot.com.br/2017/02/esclarecendo-duvidas-sobre-o-kefir-de.html

      Excluir